edições anteriores

Vértice Brasil 2008 
De 14 a 19 de julho de 2008 - Florianópolis

O Vértice Brasil 2008 foi a primeira edição do evento, que contou com a participação de mais de 40 artistas de diversos Estados do Brasil e do exterior. O encontro e festival contou com a presença de Jill Greenhalgh, diretora teatral do País de Gales e fundadora do Magdalena Project e de Julia Varley, atriz do Odin Teatret e também fundadora da rede internacional de teatro feito por mulheres. 
Foram oferecidas quatro oficinas, ministradas por Jill Greenhalgh (País de Gales), Julia Varley (Dinamarca), Leo Sykes (Udigrudi - Brasília) e Ana Cristina Colla (LUME - Campinas), quatro palestras e oito espetáculos internacionais e nacionais. A realização do Vértice neste ano marca o início do projeto e a presença das fundadoras criou laços fortes com a rede e  oficializou a inserção  do evento dentro das iniciativas com o perfil do The Magdalena Project

Participantes do evento

Oficina com Julia Varley


Vértice Brasil 2010 - Travessia
De 16 a 24 de julho de 2010 - Florianópolis

A segunda edição do Vértice Brasil foi marcada pela diversidade e pela forte presença internacional no encontro e festival. Neste ano foram mais de 80 participantes, nos quais foram 40 artistas inscritas provenientes de diversos Estados do Brasil, Itália e Costa Rica e mais de 40 artistas que apresentaram espetáculos, performances, ministraram workshops ou demonstrações de trabalho. Foram 13 países presentes no encontro (Argentina, Peru, Italia, França, Dinamarca, Noruega, México, Cingapura, Nova Zelândia, Costa Rica, EUA, etc) e mais de sete Estados do Brasil (Rio Grande do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Distrito Federal, Paraíba, etc). Foram 6 oficinas internacionais, 6 palestras e 19 espetáculos, demonstrações de trabalho e performances. Dentre os grupos e artistas convidadas estavam Claudia Contin (Scuola Sperimentale dell'attore), Brigitte Cirla (Voix Polyphoniques), Jill Greenhalgh , Julia Varley (Odin Teatret), Geddy Aniksdal (Greland Friteater), Michele Minnick, entre outros.

Voix Polyphoniques - Chants de la Mer Noire


Claudia Contin - Arlecchino e il suo doppio

Todas as fotos são de Cleide de Oliveira.



Vértice Brasil 2012 – T(i)erra Firme
De 08 a 15 de julho de 2012 - Florianópolis

Nesta edição, a principal novidade foi a realização do Projeto Dohter, uma oficina realizada pela diretora galesa Jill Greenhalgh (fundadora do Projeto Magdalena) com dez artistas locais. Após duas semanas de trabalho intenso, o grupo apresentou uma performance de vinte minutos no SESC Cacupé, durante a abertura do festival, tendo como tema “Filha”. Nos oito dias seguintes, foram realizados quatro pontos de encontro (conversas com artistas de vários lugares do mundo sobre temas específicos), seis oficinas nacionais e internacionais e uma mostra composta de catorze espetáculos nacionais e internacionais que exploraram a linguagem do teatro, da dança e da performance. Estas atividades ocuparam espaços da cidade de Florianópolis como as dependências do SESC Cacupé, o Teatro Álvaro de Carvalho, o Teatro da UBRO, o Teatro SESC Prainha, o Palácio Cruz e Souza e espaços públicos como a praia do Cacupé e a Praça XV de Novembro. O evento integrou participantes de diversos estados brasileiros (SP, RJ, PR, RS, ES, PE, RN e SC) e de países como Argentina, Uruguai, Chile, Costa Rica, México e EUA, estreitando laços com a produção artística do continente americano e reafirmou a parceria com o Magdalena Project através da presença das criadoras da rede Jill Greenhalgh (País de Gales) e Julia Varley (Dinamarca).

equipe Dohter

Ponto de Encontro