sobre o Vértice

The Magdalena Project e o Projeto Vértice Brasil

O Projeto Vértice Brasil é uma iniciativa que visa ampliar e sedimentar uma versão brasileira para o Projeto Magdalena (The Magdalena Project) – uma rede internacional de mulheres de teatro contemporâneo, criada em 1986 pela atriz e diretora Jill Greenhalgh, no País de Gales. O Projeto Magdalena tem o compromisso de fomentar a consciência da contribuição da mulher ao teatro e apoiar a experimentação e a pesquisa, oferecendo oportunidades concretas para o maior número possível de mulheres. Ele conta com uma estrutura singular que lhe permite funcionar internacionalmente e de ser adotado e ampliado por mulheres em todo o planeta.

Desde seu surgimento, centenas de mulheres praticantes de teatro em todas as partes do planeta têm se engajado em projetos que vêm criando oportunidades para colaboração artística e criação de correntes de apoio mútuo, tendo gerado grande número de encontros e festivais, alguns já sedimentados em países como Noruega, Nova Zelândia, Bélgica, Austrália, Colômbia, Espanha, Alemanha, Argentina, País de Gales e Dinamarca.

Seus objetivos incluem a criação de condições para que as mulheres possam produzir trabalhos que aprofundem suas reflexões a respeito de suas próprias experiências e a criação de um fórum para gerar visibilidade à produção teatral feita por mulheres. Festivais, encontros, palestras, workshops, documentários, livros, filmes, publicações periódicas e um site (www.themagdalenaproject.com) são meios através dos quais essa conexão tem tomado forma. Hoje, o projeto dispõe também de uma revista especializada de alta qualidade editorial - Open Page -, publicada anualmente pela Editora do Odin Teatret. Em 2006, foi lançado o livro “The way of Magdalena”, que, somando-se ao já existente “Magdalena – International Women’s Experimental Theatre” (1989), relata o histórico e o desenvolvimento do projeto internacionalmente.

Nos primeiros anos de atividade, o projeto priorizou ações que abrissem espaço e gerassem possibilidades às mulheres de conhecerem e aprenderem a partir da experiência alheia. Perguntas como "o que as mulheres estão propondo em sua prática teatral?" nortearam os primeiros encontros, abrindo espaços de diálogo e troca. Mais tarde, as temáticas passaram a abordar desde treinamento físico e vocal até as dinâmicas de sobrevivência em estruturas de organização, como grupos e companhias.

A proposta de criar uma versão brasileira teve início em 2004, quando a coordenadora do evento Marisa Naspolini participou do encontro e festival Roots in Transit, realizado em Holstebro, na Dinamarca. Desde então, ela vem fomentando encontros de discussão e trocas com atrizes, pesquisadoras e diretoras de Florianópolis sobre as questões levantadas pelo Projeto Magdalena. A partir da realizaçao do evento Vertice Brasil 2008 esta rede se estabeleceu efetivamente no Brasil com a presença das fundadoras do The Magdalena Project Julia Varley e Jill Greenhalgh. Esta iniciativa pretende manter-se continuamente atualizada e ativa através das continuas parcerias entre artistas brasileiras e do resto do mundo, alimentada pelas conexões estabelecidas pela rede The Magdalena Project e pelos frutos dos encontros do Vértice Brasil.