segunda-feira, 26 de março de 2012

Andrea Lamana - Dança Contemporânea

Andrea Lamana é bailarina, criadora e professora. É fundadora e diretora da Jexe!, Centro Educativo para o Desenvolvimento das Artes Cênicas. Faz parte da equipe de docentes da carreira de Formação do Ator no Instituto de Atuação de Montevidéu. Trabalhou em diversas áreas artísticas como teatro, vídeo-arte e dança, em colaboração com artistas como Gimena Fajardo, Ana Oliver, Sofía Etcheverry, Miguel Grompone, Martín Inthamousu y Gabriel Calderón. Tem se dedicado ao estudo da dança contemporânea no Uruguai e no estrangeiro com mestres reconhecidos internacionalmente: Adriana Belbussi, Graciela Figueroa, Nienke Reedhorst, Alexis Eupierre,  Martin Keogh, David Zambrano y Denis Plassard. Complementa sua formação com prática de artes marciais, o Aikido, um caminho que tem sido um importante estímulo para suas criações.

Espetáculo
Andrea apresentará Mp4, projeto de investigação coreográfica e de improvisação espontânea. O valor da dinâmica deste trabalho não está na expectativa do que se vai ver, receber e consumir como objeto acabado, mas na riqueza da produção coletiva improvisada no momento da apresentação, nutrindo-se da simplicidade do encontro. A ausência de “suposições” garante o caráter absoluto de reflexão.
Situada no presente e construindo presente, esta obra de quatro atos breves, convida o espectador a participar ativamente da criação e encenação, buscando no momento da realização que o espectador enquanto colaborador se reconheça fabricante responsável da realidade.

Oficina
“Habitar e acontecer o movimento” está centrada em abordar e habilitar ferramentas para execução e criação, utilizando seqüências de movimentos que envolvam o corpo em relação a respiração, a diferenciação do tônus muscular, a identificação articular e a economia de movimento.
A oficina enfatizará a consciência em conexão com o corpo: sua relação com o solo, com o espaço, com o peso e com a gravidade. Para contribuir com a exploração e construção do movimento como linguagem própria, o trabalho na oficina estará embasado em exercícios de Aikido que estudam os conceitos de direção, projeção e centro.

Para maiores informações sobre o Vértice Brasi 2012, a programação e inscrição, acesse o site www.verticebrasil.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário