quinta-feira, 22 de março de 2012

Vicky Cortés - dança e teatro

Vicky Cortés tem uma extensa experiência como intérprete tanto na Costa Rica como em outros países como Suíça e Alemanha. Na Costa Rica trabalhou com os coreógrafos mais representativos e formou vários grupos independentes. Na Alemanha trabalhou sob a direção de Pina Bausch (STF e Tanztheater Wuppertal) e Linke Susanna (Tanztheater Bremen) como bailarina convidada.

Desde 1998 trabalha como coreógrafa, diretora e dançarina de forma independente onde a coordenação dos trabalhos se dá de forma aberta com a adição de intérpretes ou pessoas de diferentes disciplinas artísticas, de acordo com as necessidades e as condições nas quais trabalha um autônomo; ou como convidada em projetos específicos.

A artista estará apresentando o espetáculo de dança-teatro “O Jardim Inclinado”, que se baseia no mito grego de Orfeu e Eurídice. Esta peça foi realizada no Porto de Veracruz, México. Orfeu, o grande poeta e músico se casa com Eurídice, a ninfa. Eurídice é picada por uma serpente e morre. Orfeu desce ao inferno para resgatar Eurídice e trazê-la de volta a vida com a condição imposta por Hades, de não vê-la até chegar a luz da Terra (se ele a ver ela morrerá para sempre). Mas Orfeu não resiste e olha para Eurídice.

Além do espetáculo, Vicky dará a oficina “Fronteiras Corporais: Dança para atores ou atuação para bailarinos?”, cuja proposta é abordar a linguagem do corpo e sua presença. Será desenvolvido um sistema de aquecimento que inclui mobilidade articular, relações de umas partes do corpo com outras, diversos pontos de partida, trabalho de pesquisa no relaxamento-tensão para reconhecer a economia de esforço na organicidade própria.

Serão trabalhados principios da técnica de contato para aprofundar a percepção e a confiança, ampliar a comunicação sensitiva e trabalhar com a sensação do corpo de maneira organizada. Improvisações serão feitas a partir da motivação, das relações, do espaço próprio e geral. Todas estas especulações colaboram para descobrir e ampliar qualidades na própia expressão.

No site do Vértice você encontra as informações sobre Vértice Brasil e também sobre a programação e inscrição!

Nenhum comentário:

Postar um comentário